
Entenda a diferença entre a rinoplastia aberta e a fechada
A cirurgia no nariz é um dos procedimentos faciais mais realizados em todo o mundo. Seja para corrigir problemas respiratórios ou para melhorar a aparência do nariz, a rinoplastia pode trazer resultados transformadores.
Na rinoplastia, podemos utilizar duas técnicas principais para a intervenção cirúrgica: a rinoplastia aberta e a rinoplastia fechada. Mas qual é a diferença entre elas?
Diferenciar entre os procedimentos e saber qual a melhor opção, pode ser uma uma tarefa complexa. Portanto, explicarei de forma simples e objetiva as principais diferenças entre a rinoplastia aberta e a fechada para que você possa entender melhor suas vantagens individuais. Lembrando que é sempre muito importante discutir com o seu cirurgião plástico as opções e qual delas é a mais adequada para o seu caso.
A técnica mais adequada dependerá das características e necessidades individuais de cada paciente e consultar um cirurgião plástico experiente é essencial para determinar qual abordagem é a mais indicada para cada situação.
O que é a rinoplastia aberta?
A rinoplastia aberta é uma técnica cirúrgica que permite que o cirurgião tenha um acesso visual amplo e direto às estruturas internas do nariz, possibilitando uma manipulação mais precisa e detalhada.
Nesse procedimento é realizada uma incisão na columela, que é a área entre as narinas, e pequenas incisões dentro das narinas.
Quais são as vantagens da rinoplastia aberta?
A rinoplastia aberta oferece diversas vantagens em relação à rinoplastia fechada. Primeiro, é uma técnica que permite uma visão mais ampliada da estrutura do nariz e isso facilita a realização de ajustes mais precisos.
Além disso, a rinoplastia aberta é a opção adotada por muitos cirurgiões plásticos, principalmente em situações mais desafiadoras, como em casos de refazer septoplastia ou drenagem do seio frontal, onde é necessária uma visão completa para alcançar os resultados desejados.
Por fim, a rinoplastia aberta também pode ser mais adequada para pacientes que necessitam de enxertos de cartilagem ou outros procedimentos adicionais.
E quais são as desvantagens?
Apesar da rinoplastia aberta ter muitas vantagens, ela também apresenta algumas desvantagens.
- Pequena cicatrização visível: as incisões externas na columela podem resultar em uma pequena cicatriz visível, embora essa cicatriz seja geralmente sutil e desapareça com o tempo.
- Tempo de recuperação mais longo: a rinoplastia aberta normalmente requer mais tempo de recuperação do que a rinoplastia fechada. Isso ocorre porque a técnica aberta envolve manipulação mais extensa das estruturas nasais.
O que é a rinoplastia fechada?
Já na rinoplastia fechada, todas as incisões são feitas dentro das narinas, sem precisar fazer cortes na columela (área entre as narinas). O que significa que não haverá uma cicatriz visível na parte externa, pois o procedimento ocorre todo dentro do nariz.
O fato das incisões serem feitas todas dentro das narinas, pode limitar um pouco o acesso às estruturas internas, mas mesmo assim para muitos pacientes é uma opção válida que também pode gerar resultados satisfatórios.
Vantagens da rinoplastia fechada
A rinoplastia fechada oferece algumas vantagens em relação à rinoplastia aberta.
Cicatrização discreta: como não são feitas incisões na parte externa, as cicatrizes são praticamente invisíveis, gerando um resultado estético mais natural no pós-cirúrgico.
Tempo de recuperação reduzido: pelo mesmo motivo (não haver incisões externas) geralmente, a rinoplastia fechada possui um tempo de recuperação mais rápido, em comparação com a rinoplastia aberta.
Inchaço reduzido: como no procedimento fechado a manipulação das estruturas nasais é menos, os pacientes podem experimentar menos hematomas e inchaço no pós-operatório.
Desvantagens da rinoplastia fechada
A principal desvantagem da rinoplastia fechada é justamente o que pode trazer diversos benefícios aos pacientes, pois ao mesmo tempo que o fato de não serem feitas incisões externas no nariz pode gerar vantagens, essa limitação do espaço visual pode dificultar correções complexas ou alterações significativas na estrutura do nariz.
Em casos específicos, essa falta de visibilidade direta pode tornar mais difícil para o cirurgião alcançar resultados precisos.. Além disso, a rinoplastia fechada pode ser menos adequada para pacientes que necessitam de enxertos de cartilagem ou outros procedimentos adicionais.
Agora que você já tem uma noção do que é cada uma das técnicas e quais as suas vantagens e desvantagens, explicarei como pode ser feita a escolha entre os procedimentos.
Rinoplastia aberta ou fechada: como escolher uma das técnicas?
Diferentes fatores podem influenciar a escolha da técnica mais adequada, citarei aqui alguns deles:
- necessidades e anatomia individual de cada paciente
- condição nasal
- a expectativa de resultados
- complexidade da correção necessária
- preferência do cirurgião plástico
Por isso, consultar um cirurgião plástico especializado em rinoplastia é essencial para avaliar suas opções e recomendar a melhor técnica para você.
Algumas considerações finais
Tanto a rinoplastia aberta como a rinoplastia fechada apresentam vantagens únicas e podem proporcionar excelentes resultados. Se você está pensando em fazer uma cirurgia do nariz, é fundamental agendar uma consulta com um cirurgião plástico especializado para que você possa discutir com ele as suas expectativas e necessidades pessoais e escolher o método mais adequado para alcançar os resultados que deseja.
E lembre-se, buscar uma orientação profissional para tomar decisões com segurança, confiança e para alcançar os resultados desejados é sempre a melhor opção.